O que é?

Arduíno é uma arquitetura de prototipagem eletrônica de código aberto. O projeto, surgiu na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005, utiliza hardware e software livre e visa oferecer ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos interativos de diversas ordens.

A base do Arduíno é justamente a ideia do “faça você mesmo”, também conhecido pela sigla em inglês DIY (Do It yourself). Assim, ele pode servir ao desenvolvimento de uma infinidade de projetos, buscando atender aos diversos interesses e necessidades.

Alinhado a esta perspectiva, o Arduíno Day é uma celebração mundial de aniversário do Arduíno, um evento mundial que acontece simultaneamente em diversos Hackerspaces, Institutos de Tecnologia, Universidades, Markerspaces ou qualquer lugar que tenha pessoas interessadas em apresentar ideias, projetos desenvolvidos na plataforma, compartilhando informações e experiências.

O curso de Informática do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Barra do Garças em parceria com o Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia, irá realizar o ArduinoDay na região do Araguaia, dando a oportunidade para toda a comunidade de um momento impar de aprendizado e construção do conhecimento sobre o Arduino.

Atividades do evento

Palestra

Apresentação da arquitetura e conceitos sobre Arduino.

Projetos modelo

Projeto 1 - Logger de temperatura;
Projeto 2 - Garra robótica;
Projeto 3 - Intel Edson com Arduino;
Projeto 4 - Controle de acesso através de trava automática;

Oficinas e desafio

Atividade prática, onde os participantes irão desenvolver projetos orientados, com suporte da equipe.

Programação

Horário Atividade
7:00 às 8:00 Credenciamento --
8:00 às 8:30 Palestra (Palestrante a confirmar)
8:30 às 10:00 Apresentação de projetos  
 -  Projeto 1 - Logger de temperatura  João Paulo Nespolo & Eduarde David
 -  Projeto 2 - Garra robótica  Victor Coelho; Walrick Yankee e Yuri Souza
 -  Projeto 3 - Intel Edson com Arduino  Yuri F. Coelho; Jackeline Rege e Gabriel Arantes
 -  Projeto 4 - Controle de acesso através de trava automática  Tiago A. Guirra
 10:00 às 10:30  Intervalo  
 10:30 às 12:00  Oficinas e desafio.  

 

Data, local de realização

Realização no dia 01 de abril de 2017. O evento será realizado no Laboratório de Arquitetura, do curso de Ciência da Computação, no Campus Universitário do Araguaia - UFMT, na cidade de Barra do Garças/MT.

Equipe

IFMT - Campus Barra do Garças

Prof. Me. André Abade
Yuri Farias Coelho
Victor Coelho
Walrick Yankee
Yuri Sousa
Gabriel Arantes
Jackeline Rege

UFMT - Campus Universitário do Araguaia

Prof. Dr. Ivairton Monteiro Santos
João Paulo Nespolo
Eduarde David Freitas Brandão
Tiago Alves Guirra

Inscrição para as oficinas

As oficinas estão limitadas a 40 participantes, que terão suas inscrições confirmadas por ordem de chegada.